Noemi

Sunday, July 30, 2006

Primeira Lição para os Educadores

Estudo do texto: Primeira Lição para os Educadores
Rubem Alves
No decorrer do texto o autor denuncia o processo de deformação que acontece com as crianças nas escolas, as dificuldades reais da educação brasileira. Apesar do quadro das dificuldades, destaca as boas iniciativas que acontecem no campo da educação no Brasil. Enfatiza que “educação não se faz com dinheiro. Se faz com inteligência”. Discordo em parte, penso que se faz com ambas, por que só teremos um profº amando o que faz, se tiver bem em relação a condição básica de sobrevivência, com condições de estudar, de se atualizar frente os novos desafios, de ser um eterno pesquisador com paixão pela vida... sem entrar nas questões estruturais necessárias e estão diretamente implicadas nas questões pedagógicas.
Conclui o texto fazendo a relação com o inicio da filosofia da educação. Onde nasce o nosso desejo de conhecer? Para que conhecemos? Como conhecemos? Relaciona estes questionamentos a origem do nascimento dos seres vivos, de uma criança, e afirma que a resposta esta na observação do que acontece na vida de uma criança, dizendo que ”A questão não é ensinar as crianças. A questão é aprender delas.” Noemi huth

A Internet como Objeto de Formação dos Sujeitos Aprendizes.

Estudo do texto:
A Internet como objeto de Formação dos Sujeitos Aprendizes.
Cynthia Rúbia Braga Goutijo
O autor define a Internet “como um sistema mundial de rede de computadores interligados que falam o mesmo protocolo para se comunicarem e interagirem para trocar dados.” Considera a Internet como um recurso importante nos processos pedagógicos fundamentados na interatividade entre a informação e seu usuário . Fundamenta-se em Lévy que chama a interação de “ecologia cognitiva e suas dimensões coletivas “. Defende a idéia que os sujeitos individuais não se contentam em reproduzir ou transmitir idéias institucionais. Mas, que ele as deformam, reinterpretam de acordo com seus interesses, significados e projetos pessoais.
Coloca as tecnologias como instrumentos poderosos para agirem na transformação do conhecimento na dimensão da formação permanente, onde o sujeito é levado a aprender a aprender continuamente, de forma a lidar positivamente coma acelerada transformação da base tecnológica,
O texto aborda ainda, as qualidades e pertinências da Internet no processo pedagógico, entre as quais destaca as de maior relevância:
1- “Promover a integração da tecnologia digital com o processo de aprendizagem;
2- Capacitar os professores na utilização da tecnologia digital para atuarem como facilitadores na interação tecnologia/aprendizagem;
3- Propiciar atividades cooperativas de aprendizagem e descoberta;
4- Auxiliar atividades de pesquisa através da Internet;
5- Criar comunidades multiculturais de prática e de interesses especiais.”
Deixa claro que as mudanças possíveis a partir das tecnologias perpassam pela idéia central de uma nova postura e atitude diante do conhecimento. Em síntese, defende a idéia de que o ponto de partida e de chegada do processo de transformação está centrada no diálogo e na ação. Noemi Huth

Naufrágio Curricular

Estudo do texto: Naufrágio Curricular
Cláudio Moura Castro
O autor, com muita propriedade faz uma reflexão a cerca do excessivo volume de informações que é trabalhado nas escolas, sem que de fato haja o necessário tempo para que aconteça a aprendizagem.
Defende a idéia de que a aprendizagem acontece quando podemos pensar usando o que foi aprendido. Questiona qual a educação que queremos, se queremos ter uma população que lembra ter estudado as mais diversas teorias mas não sabe nenhuma, ou ter uma população que saiba ler e interpretar o manual de instrução. Exemplificando, frente o volume de informação disponível, é preciso que tenhamos cidadãos preparados para decidir o que buscar e usar bem o que encontrou. Isto só é possível para aqueles cidadãos que aprenderam a articular seu raciocínio para fazer as relações entre teoria e prática. Em síntese, reforça a prática de trabalhar o currículo contextualizado, partindo de situações significativas para os sujeitos envolvidos. Noemi Huth

Não Esqueça as Perguntas Fundamentais

Estudo do texto: Não Esqueça as Perguntas Fundamentais
Rubem Alves
O autor trabalha com metáforas onde compara a escola com jaulas de macacos. Considero bem pensada esta simbologia para refletirmos sobre a prática das salas de aulas. Conclui a reflexão afirmando a importância de formularmos perguntas essenciais como:" Por que é assim? Para que serve o que se estuda ou faz? Poderia ser de outra forma? Que alternativa existem para darmos conta da razão fundamental da escola?" A metáfora com que conclui o texto, entendo que nos remete a pensar afinal qual a razão essencial da escola? E enquanto educadores como estamos agindo?... Noemi Huth

Projeto de Aprendizagem / Planos de Estudos

Contribuição para o Fórum sobre projeto de aprendizagem?

A discussão desencadeada pelo Alexandre e a Ligiane no Fórum a cerca dos planos de estudos é pertinente, concordo com a Ligiane em todas as suas argumentações, pois frente a legislação educacional vigente, temos autonomia para construir a escola que queremos e precisamos. Porém, para este sonho se realizar é preciso haver um maior comprometimento no pensar das Propostas Político Pedagógicas das escolas. Este comprometimento se consegue a medida que o professor planeja junto, se envolve na execução, avalia e replaneja junto, desta forma conseguiremos avançar num trabalho mais qualitativo e prazeroso. Esta é uma face, a outra implica na gestão comprometida que exige postura pedagógica da equipe diretiva frente os desafios que a gestão da escola nos apresenta. Implica também, mexer nas questões estruturais de tempo, espaço, recursos ... Para se concretizar as mudanças necessárias, é necessário investirmos em formação continuada e planejamento coletivo, com metas de curto, médio e longo prazo. No meu entender estas são questões que tendem a colocar a educação num patamar de maior respeitabilidade. Noemi Huth

Proposta de nova versão para o mapa conceitual

Thursday, July 27, 2006

Aprendizagem /conteúdos

Reflexão a cerca da aprendizagem x conteúdos
Procurando estudar e entender a questão da aprendizagem, a partir do texto: Conteúdos:Para quê? Por que? De Beatriz C. Magdalena, destaco os seguintes pontos.
O referido texto faz uma reflexão de como tem sido trabalhado os conteúdos na escola, questiona os resultados obtidos em termos de aprendizagem. Defende a construção curricular plural, aberta, centrada em questões relevantes e problemas dos alunos, que se originam nas tentativas de interpretação da realidade em que vivem. Reforça a visão construtivista focada na ação e na experimentação dos alunos.
Em síntese, entendo que significa contextualizar as questões relevantes e buscar novos sentidos e novas relações, ou seja, trabalhar na ótica da ação – reflexão- ação, ou se o analisarmos sob a ótica da metodologia dialética é mobilização, construção e síntese. Noemi Huth

Avaliação

Avaliação do primeiro mês de trabalho
Penso que foi pouco lento, por ter tido dificuldades em manusear as ferramentas disponibilizadas principalmente por estarem em inglês, pois perco muito tempo em me encontrar, além dos problemas de ordem técnica com o CMAP que estou tentando resolver.
Me esforcei em estudar os textos propostos no ambiente, bem como tenho procurado subsídios que possam contribuir com o projeto do grupo.
Penso que precisamos nos encontrar como grupo pelo menos uma vez por semana. Sugiro ser na sexta-feira a tarde das 14 as 16 horas, no bate-papo do e-Proinfo e ou no fórum.
Para evitar confusão em relação as tarefas sugiro que as mesmas sejam enviadas para nossos e-mail, a titulo de reforço. Noemi Huth

Noemi

Queridas colegas do Projeto: O Legado da Arte, com a intenção de contribuir na ampliação do nosso Mapa conceitual, sugiro que leiam o Texto: Arte e a Tecnologia: uma interação interdisciplinar, dispo nível no seguinte endereço:http://www.satmundi.com?tese/cap4.html
O texto é interessante, e nos ajuda a entender um pouco como surgiu a relação das artes visuais com as novas tecnologias resultando em experimentos que tinham a intenção não apenas de criar uma obra de arte inédita, mas sobre tudo de alcançar, por meio das possibilidades técnicas e estéticas, a interação da arte com outras disciplinas.
Simone e Rosane, achei legal a sugestão de alteração do mapa conceitual, concordo com as idéias propostas, vou analisa-lo com carinho e ver o que mais podemos incluir com base nas leituras realizadas. Noemi Huth

Monday, July 24, 2006

Mapa conceitual- Projeto:O Legado da Arte


O presente mapa é resultado da construção coletiva do mapa conceitual do grupo do Projeto O Legado da Arte.

Tuesday, July 11, 2006

Estudos de Fundamentação

Na semana de 3/7/2006, tbém realizei uma pesquisa muito interessante localizando endereços eletronicos que abordam o tema Arte e Tecnologia. Agora estou estudando um pouco mais o material par enriquecer nosso projeto.Outro desafio é conseguir localizar nossa produção a cerca do Projeto - O Legado da Arte:cultura, patrimonio histórico e principais artistas - mapa conceitual que foi salvo no servidor da Ufrgs. Vou procurar entender as orientações que acabei de ler no meu e-mail. Espero que de certo. Preciso descubrir porque não estou conseguindo postar uma foto no ambiente E-proinfo... já perdi a conta das vezes que tentei... Noemi Huth

Reflexões sobre Aprendizagem

Na continuidade dos trabalhos da semana de 26/06 participei do fórum que envolveu - REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM. Analisando as contribuições dos colegas no fórum, percebi a preocupação que existe para que aconteça a aprendizagem, bem como com a forma de viabilizar o processo. Com base em minhas vivências percebo que a preocupação com a aprendizagem está sempre presente, mas para que haja avanços maiores, penso que é necessário mexer na estrutura da escola, investir na formação continuada dos professores e demais segmentos. Pois, o querer mudar e agir dos professores é fundamental e necessário, porém, não é tudo, é preciso o conjunto institucional evoluir, propor e dar a sustentação necessária.Nas leituras e reflexões realizadas a partir dos textos: Qual é a questão? E Perguntas Inteligentes: O que é isto? Entendi que as autoras afirmam que o que contribui e determina a aprendizagem é quando temos uma questão, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente.Como metodologia, a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois só pode se mediar um processo de aprendizagem se nos sentirmos parte do mesmo. Propõe a metodologia de aprendizagem a ser usada em sala de aula entendida e proposta como Projetos de Aprendizagem, com seus pressupostos fundamentados em Piaget. Sugiro que todos façam a leitura destes textos. Noemi Huth

Minhas Pesquisas

Na semana de 26/06/2006 estive pesquisando em relação ao tema do nosso projeto, descobri alguns endereços bem legais que deixo aqui a sugestão para uma viagem virtual fantástica, a acredito que contribuirá com nossa pesquisa, são eles: Ópera Prima- Restauração http://www.operaprima.com.br/ outro é Aprender com Museus - http://www.icom.org.br/ ....Não postei nesta pagina porque achei que passariamos a nos comunicar pelo blog do Projeto- O Legado da Arte... Mas enfim, acredito estar começando a me encontrar um pouco melhor... Noemi Huth