Noemi

Friday, September 29, 2006

HISTÓRIA DE VIDA

Outro estudo que considero significativo ter realizado foi sobre a metodologia de pesquisa História de Vida, entre outros,destaco o texto: Trabalhando com a história de vida: percalsos de uma pesquisa(dora?)disponivel no site:http://www.ee.usp.br/reeusp/upload/pdf/207.pdf
Considero importante o estudo do referido texto para entender a referida metodologia de pesquisa. Em síntese, Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cuja autora relata a sua experiência na realização da tese de Doutorado pelo método de História de Vida. Descreve a abordagem metodológica, explicitando a técnica para a coleta e análise dos relatos bem como eventuais dificuldades que possam surgir durante a realização da pesquisa. Argumenta que esse método possibilita a aproximação entre o pesquisador e os sujeitos.

ANÁLISE DE PA

Neste mes de setembro entre os desafios que o curso nos colocou, destaco a análise do PA de outros colegas. Esta tarefa foi significativa por que me desafiou a relacionar a teoria construtivista em um processo de criação de mapas conceituais distintos, fato que possibilitou ampliar minha percepção em relação aos PA e dos temas em estudo.

MECANISMOS PERCEPTIVOS

Nas minhas reflexões sobre os Mecanismos Perceptivos registro a seguinte síntese:A atividade perceptiva faz com que a criança memoriza a informação. Penso que precisamos também ter presente as etapas de desenvolvimento do ser humano. Diante destes aspectos considero importante, enquanto professor, estarmos atentos de como nossos alunos estão elaborando a construção do seu conhecimento.Concordo com a Profª Lea Fagundes quando afirma que o processo de elaboração do conhecimento se dá pela atividade perceptiva, pelas significações que colocamos nas ações, sobre os objetos que reconstruímos constantemente nossos sistemas de significações. Fato que no meu ponto de vista, se comprova se olharmos como são retidas pelos estudantes as informações: “10 % do que lêem; 20% do que escutam; 30% do que vêem; 50% do que vêem e escutam; 70% do que dizem e escutam e 90% do que dizem e logo realizam. E aprendemos 1% pelo gosto; 1,5% pelo tato; 3,5% pelo olfato; 11% pela audição e 83% pela visão”. Me parece que são dados preciosos que precisamos considerar em nossa prática pedagógica. Ou não? Noemi

Thursday, September 14, 2006

Acesso ao PROA11

Este é o link de minha página pessoal, para acessar à página criada na Oficina Aplicativos Básicos, do PROA 11. Neste Wiki, contém o registro da realização do inventário dos conhecimentos sobre o uso dos ambientes e as ferramentas trabalhadas.

Venham conhecê-lo, clicando no endereço abaixo:

http://Proa11oficinadeaplicativosinventario01.pbwiki.com/ NoemiHuth

Wednesday, September 13, 2006

Síntese: PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Em 02/09/2006, procurei realizar uma sintese dos meus estudos a cerca do trabalho com projetos, com a intenção de organizar e sistematizar um pouco minhas leituras.

Trabalhar com Projetos de Aprendizagem
Trabalhar com Projetos de Aprendizagem implica em termos clareza do que é projeto: Entendo que trabalhar com a metodologia de projetos é percebe - los como fontes de criação, que passam por processos de pesquisa, aprofundamento, análise, depuração e criação de novas hipóteses, colocando em prova a todo o momento as diferentes potencialidades dos elementos do grupo, assim como as limitações. É projetar, é prever, é criar, é ter flexibilidade, é ter espaço para a re-elaboração do pensamento a partir do erro. Para (Gardner, Howard- 1994) “Um projeto fornece uma oportunidade para os estudantes disporem de conceitos e habilidades previamente dominadas a serviço de uma nova meta ou empreendimento”

o que é aprendizagem por projeto:
A metodologia de projetos de aprendizagem é baseada no interesse do aluno instigado por dúvidas, certezas provisórias. Destaca a importância da significação para o aluno, que parte de sua história de vida, de seus valores, interesses pessoais e passa a relacionar e desenvolver competências para formular e resolver problemas. Segundo Lea Fagundes “Quem consegue formular com clareza um problema a ser resolvido, começa a aprender e definir as direções de sua atividade”.
A amplitude no processo de construção dos projetos, faz com que os alunos busquem cada vez mais informações, materiais, detalhamentos, sejam autores de seu processo investigação e de aprendizagem. Os projetos podem facilitar a mediação dos conteúdos:Procedimentais/ Conceituais/ Atitudinais e estabelecer relações Interdisciplinares.

O papel da escola
Tentando interpretar e relacionar o cotidiano da escola com a proposta da pedagogia de projetos, entendo que o desafio da escola é não terminar com a curiosidade que o aluno trás consigo quando ingressa na mesma, mas sim, potencializar esta curiosidade, definir e construir graus de competências.
É preciso ter uma escola em que professores e alunos tenham autonomia, possam pensar, refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimento e ter acesso a novas informações. Ser uma escola em que o conhecimento sistematizado, não seja tratado de forma dogmática e esvaziada de significado. Viabilizar canais de acesso ao saber e estabelecer um elo entre as disciplinas, que possam coordenar, nortear e impulsionar os procedimentos coletivos;
Para que realmente possamos desenvolver o processo de pesquisa e aprendizagem de forma que o aluno aprenda a ver, a pensar, a conviver e a fazer, a metodologia de projetos de aprendizagem precisa fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola, e sua estrutura administrativa e financeira ser concebida para dar o devido suporte a proposta pedagógica.


O Papel do Professor
Ao professor cabe a função de articular, de mediar o processo de aprendizagem e ao professor especialista ser o orientador das especificidades de sua área de saber, desta forma influir no processo de assimilação e construção do conhecimento. O profº ao exercer seu papel de motivador, de mediador, e propiciar as diferentes “situações- problema” juntamente com o educando, vai indicar caminhos, vai ser fonte de estímulos no desenrolar do desenvolvimento de suas competências. Quando se imagina projetos e desenvolvimento de múltiplas inteligências, a riqueza de estímulos é fator fundamental neste processo, bem como a arte de perguntar e também, requer professores interessados e quererem assumir essa prática.


A Pedagogia de Projetos e as TICs
A evolução tecnológica ao logo da história da humanidade esta embasada no conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação resultaram da fusão das tecnologias de informação antes referenciadas como informática, e as tecnologias de comunicação relativas às telecomunicações e mídia eletrônica.
A escola tem o desafio de orientar o aluno a saber o que fazer com a informação, de forma a internalizá-la como conhecimento e como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma independente e responsável. Entendo, que um dos caminhos para enfrentar o desafio de inclusão das TICs na Educação é a pedagogia de projetos.
As Tecnologias de Informação e Comunicação ocupam um lugar fundamental no processo de articulação da prática, pois são um suporte de apoio importante frente as inúmeras ferramentas de comunicação disponível, entre outros aspectos fundamentais no processo de elaboração do conhecimento.Noemi Huth-RS

REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM

Analisando as contribuições dos colegas no fórum, percebi a preocupação que existe para que aconteça a aprendizagem, bem como com a forma de viabilizar o processo. Com base em minhas vivências percebo que a preocupação com a aprendizagem está sempre presente, mas para que haja avanços maiores, penso que é necessário mexer na estrutura da escola, investir na formação continuada dos professores e demais segmentos. Pois, o querer mudar e agir dos professores é fundamental e necessário, porém, não é tudo, é preciso o conjunto institucional evoluir, propor e dar a sustentação necessária.
Nas leituras e reflexões realizadas a partir dos textos: Qual é a questão? E Perguntas Inteligentes: O que é isto? Entendi que as autoras afirmam que o que contribui e determina a aprendizagem é quando temos uma questão, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente.Como metodologia a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois só pode se mediar um processo de aprendizagem se nos sentirmos parte do mesmo. Propõe a metodologia de aprendizagem a ser usada em sala de aula entendida e proposta como Projetos de Aprendizagem, com seus pressupostos fundamentados em Piaget. Sugiro que todos façam a leitura destes textos. Noemi Huth - RS