Noemi

Wednesday, November 08, 2006

HISTÓRIA DE VIDA

Considero interessante registrar uma síntese da pesquisa realizada em grupo sobre o metodo da pesquisa História de Vida.A busca da História de Vida ou biografia de uma pessoa serve para caracterizar a prática de um grupo, reconstruindo a história, trazendo direta ou indiretamente valores, definições e atitudes do grupo ao qual o indivíduo pertence. O método da História de Vida, procura compreender os elementos gerais contidos nas entrevistas e depoimentos das pessoas. Os relatos por mais particulares que sejam, retratam práticas sociais de uma determinada época, inserida no mundo do qual o individuo atua ou faz parte.
O uso da metodologia da História de vida numa pesquisa qualitativa, é uma das modalidades ao qual o pesquisador possui a fonte direta dos dados, é recomendada sua aplicação a fim de comprovar historicamente dados reais. Ela ressalta o momento histórico vivido pelo sujeito(a temporalidade contida no relato individual nos remete ao tempo histórico). A História de Vida é uma das fontes significativas para a realização de uma pesquisa.

TODOS OS REGISTROS DA PRESENÇA DO HOMEM SÃO CHAMADOS “FONTES HISTÓRICAS”
PROCEDIMENTOS(como se faz ou como se deve proceder):
Ao utilizarmos essa metodologia, precisamos inicialmente ter claro o que queremos com a pesquisa, onde buscar tais informações, quem são os envolvidos nesse processo e o que iremos fazer com os dados obtidos.
As investigações de modo geral tem demonstrdo uma aproximação do pesquisador com os sujeitos em estudo, procurando estabelecer uma relação lógica e não impessoal.
O cenários das pesquisas para maior êxito devem ser diversificadas.
Também devem ser respeitadas as diretrizes e normas regulamentadas de pesquisas com seres humanos ou seja, os participantes do estudo deverão ser informados dos objetivos e até assinar um termo de consentimento, o qual deverá ser elaborado em duas vias, sendo uma entregue ao entrevistado. Na busca dessas informações é importante sempre deixar claro a intenção do trabalho: identificando-se, dialogando, ser verdadeiro.
No caso da entrevista, devemos tomar o cuidado para que ocorra a interação entre o pesquisador e o informante para que o relato seja realizado com prazer, o mais transparente possível. Evitar interferir nas falas do entrevistado, a não ser para esclarecer algum detalhe ou estimular seu dizer.
Para obtenção dos relatos, podemos utilizar como recurso o gravador para gravação das falas, mediante prévia autorização do (os) depoente(s), visando garantir a fidelidade daquilo que é dito durante as entrevistas, procurando manter o anonimato, se for o caso.
As biografias ou histórias de vida podem ser feitas, tomando-se algumas pessoas que se queira escolher, que tenham representado algo de relevante durante a sua vida, ou mesmo, a história da família do(a) aluno(a), ou a história de representantes dos diversos segmentos sociais, dos tipos de profissões, etc. Essas histórias devem ser entendidas dentro de um contexto, isto é, sempre que as fontes forem pessoas da família ou muito próximas a ela, os relatos e informações devem ser contextualizadas. Daí, a importância da busca de outras fontes de informação para estabelecer comparações e analisar este ponto de vista.
OBSERVAÇÃO: A integra da pesquisa encontra-se publicada no PROA6atv4- componentes do grupo:Denise Maria Bonin - Santa Rosa; Eveline de Souza Eberle - Ijuí; Noemi Huth - Ijuí;Vera Frantz - Ijuí

Atualização

Inicialmente considero importante justificar minha ausência no último mes neste espaço, pois o acumulo de trabalho e as demais tarefas me impediram de estar aqui.
Além dos estudos relizados no Proa 7, Proa 4, Proa 5, Proa 6, conclui juntamente com as demais colegas do grupo O Legado da Arte, o texto final.Noemi