Noemi

Tuesday, June 20, 2006

Primeira Postagem

Olá estou chegando, com muita expectativa em relação ao curso. Vou ser breve, tenho mais duas colegas querendo....querendo....usar tb o computador...
Abraços Noemi

7 Comments:

  • Oi Noemi
    Seja bem vinda e muito sucesso nesta caminhada.
    abraço,
    Suzana
    http://www.gutierrez.pro.br/

    By Blogger Suzana Gutierrez, at 12:05 PM  

  • Olá
    serei tutora do grupo de vocês, qualquer coisa que precisar meu mail é
    aline_kunst@yahoo.com.br
    Espero que as próximas postagens não sejam tão breves, heheheheh
    Beijos

    By Blogger Aline_Kunst, at 5:43 PM  

  • Na semana de 26/06/2006 estive pesquisando em relação ao tema do nosso projeto, descobri alguns endereços bem legais que deixo aqui a sugestão para uma viagem virtual fantástica, a acredito que contribuirá com nossa pesquisa, são eles: Ópera Prima- Restauração http://www.operaprima.com.br/ outro é Aprender com Museus - http://www.icom.org.br/ ....Não postei nesta pagina porque achei que passariamos a nos comunicar pelo blog do Projeto- O Legado da Arte... Mas enfim, acredito estar começndo a me encontrar um pouco melhor... Noemi Huth

    By Blogger noemi, at 6:34 PM  

  • Olá Suzana, fiquei feliz em ter uma referência para pedir socorro, espero não decepcioná-la. Abraço Noemi Huth

    By Blogger noemi, at 6:38 PM  

  • Na samana de 26/06 participei do forum que envolveu - REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM. Analisando as contribuições dos colegas no fórum, percebi a preocupação que existe para que aconteça a aprendizagem, bem como com a forma de viabilizar o processo. Com base em minhas vivências percebo que a preocupação com a aprendizagem está sempre presente, mas para que haja avanços maiores, penso que é necessário mexer na estrutura da escola, investir na formação continuada dos professores e demais segmentos. Pois, o querer mudar e agir dos professores é fundamental e necessário, porém, não é tudo, é preciso o conjunto institucional evoluir, propor e dar a sustentação necessária.
    Nas leituras e reflexões realizadas a partir dos textos: Qual é a questão? E Perguntas Inteligentes: O que é isto? Entendi que as autoras afirmam que o que contribui e determina a aprendizagem é quando temos uma questão, uma necessidade para investigar, para saber, para conhecer mais profundamente.Como metodologia, a ação a ser desenvolvida precisa ser processual quanto a construção de conceitos e de seu sistema de representação do mundo em que vive. Para tanto a ação necessita ser interativa e desafiadora para a criança e penso que também para o professor, pois só pode se mediar um processo de aprendizagem se nos sentirmos parte do mesmo. Propõe a metodologia de aprendizagem a ser usada em sala de aula entendida e proposta como Projetos de Aprendizagem, com seus pressupostos fundamentados em Piaget. Sugiro que todos façam a leitura destes textos. Noemi Huth

    By Blogger noemi, at 6:46 PM  

  • Na semana de 3/7/2006 realizei uma REFLEXÃO sonbre: PROJETO DE APRENDIZAGEM com base na leitura do texto Projeto? O que é? Como se faz?
    Fagundes, Lea da Cruz, Co-autoras: Luciane Sayuri Sato/Débora Laurino Maçada - Livro:”Aprendizes do Futuro:asinovações começaram!”
    O texto é muito bem elaborado, aborda os aspectos pedagógicos e administrativos que envolvem a pedagogia de projetos de aprendizagem, situa o tema no contexto histórico, define o que é projeto, o que é aprendizagem por projeto, entre outros aspectos fundamentais no processo de elaboração do conhecimento, recomendo que todos o leiam.
    A autora defende uma metodologia de aprendizagem baseada no interesse do aluno instigado por dúvidas, certezas provisórias. Destaca a importância da significação para o aluno, que parte de sua história de vida, de seus valores, interesses pessoais e passa a relacionar e desenvolver competências para formular e resolver problemas. Argumenta: “Quem consegue formular com clareza um problema a ser resolvido, começa a aprender e definir as direções de sua atividade”. Tentando interpretar e relacionar o cotidiano da escola com o texto, entendo que o desafio da escola é não terminar com a curiosidade que aluno trás consigo quando ingressa na mesma, mas sim, potencializar esta curiosidade, definir e construir graus de competências. Para que realmente possamos desenvolver o processo de pesquisa e aprendizagem de forma que o aluno aprenda a ver, a pensar, a conviver e a fazer. Para tanto, a metodologia de projetos de aprendizagem precisa fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola, e sua estrutura administrativa e financeira ser concebida para dar o devido suporte a proposta. Ao professor cabe a função de articular, de mediar o processo de aprendizagem e ao professor especialista ser o orientador das especificidades de sua área de saber, desta forma influir no processo de assimilação e construção do conhecimento. As Tecnologias de informação e comunicação ocupam um lugar fundamental no processo de articulação da prática. Ao refletir sobre a proposta de projetos de aprendizagem ficam as questões: Por que esta metodologia não tem tido um maior engajamento? É concebível uma escola que não aconteça aprendizagem? Qual a razão primeira da escola? Esta reflexão também está postada no fórum Noemi Huth - Ijuí

    By Blogger noemi, at 7:00 PM  

  • Na senana de 3/7/2006, tbém realizei uma pesquisa muito interessante localizando endereços eletronicos que abordam o tema Arte e Tecnologia. Agora estou estudando um pouco mais o material par enriquecer nosso projeto.
    Outro desafio é conseguir localizar nossa produção a cerca do Projeto - O Legado da Arte:cultura, patrimonio histórico e principais artistas - mapa conceitual que foi salvo no servidor da Ufrgs. Vou procurar entender as orientações que acabei de ler no meu e-mail. Espero que de certo. Preciso descubrir porque não estou conseguindo postar uma foto no ambiente E-proinfo... já perdi a conta das vezes que tentei... Noemi Huth

    By Blogger noemi, at 7:12 PM  

Post a Comment

<< Home