Noemi

Sunday, July 30, 2006

Projeto de Aprendizagem / Planos de Estudos

Contribuição para o Fórum sobre projeto de aprendizagem?

A discussão desencadeada pelo Alexandre e a Ligiane no Fórum a cerca dos planos de estudos é pertinente, concordo com a Ligiane em todas as suas argumentações, pois frente a legislação educacional vigente, temos autonomia para construir a escola que queremos e precisamos. Porém, para este sonho se realizar é preciso haver um maior comprometimento no pensar das Propostas Político Pedagógicas das escolas. Este comprometimento se consegue a medida que o professor planeja junto, se envolve na execução, avalia e replaneja junto, desta forma conseguiremos avançar num trabalho mais qualitativo e prazeroso. Esta é uma face, a outra implica na gestão comprometida que exige postura pedagógica da equipe diretiva frente os desafios que a gestão da escola nos apresenta. Implica também, mexer nas questões estruturais de tempo, espaço, recursos ... Para se concretizar as mudanças necessárias, é necessário investirmos em formação continuada e planejamento coletivo, com metas de curto, médio e longo prazo. No meu entender estas são questões que tendem a colocar a educação num patamar de maior respeitabilidade. Noemi Huth

3 Comments:

  • Olá!
    A parte que mais pesa é a escola repensar as questões de tempo e espaço... Por que não alterar nossas rígidas estruturas - classes enfileiradas, períodos cronometrados... Até a legislação permite romper com as amarras, então por que as coisas não mudam???

    Boa semana!
    Beijos

    By Blogger Aline_Kunst, at 3:49 PM  

  • Aline
    Acredito que muitas vezes é mais fácil jogar 'a culpa para outros" ... do que cada um assumir a sua parte em romper e inovar,e até por que exige maior comprometimento, e há quem diga dá trabalho... sempre foi assim... em sintese penso é o medo do novo. Noemi

    By Blogger noemi, at 4:20 PM  

  • É as novidades assustam... trazem insegurança, desacomodam...

    By Blogger Aline_Kunst, at 4:25 PM  

Post a Comment

<< Home