Noemi

Sunday, July 30, 2006

Naufrágio Curricular

Estudo do texto: Naufrágio Curricular
Cláudio Moura Castro
O autor, com muita propriedade faz uma reflexão a cerca do excessivo volume de informações que é trabalhado nas escolas, sem que de fato haja o necessário tempo para que aconteça a aprendizagem.
Defende a idéia de que a aprendizagem acontece quando podemos pensar usando o que foi aprendido. Questiona qual a educação que queremos, se queremos ter uma população que lembra ter estudado as mais diversas teorias mas não sabe nenhuma, ou ter uma população que saiba ler e interpretar o manual de instrução. Exemplificando, frente o volume de informação disponível, é preciso que tenhamos cidadãos preparados para decidir o que buscar e usar bem o que encontrou. Isto só é possível para aqueles cidadãos que aprenderam a articular seu raciocínio para fazer as relações entre teoria e prática. Em síntese, reforça a prática de trabalhar o currículo contextualizado, partindo de situações significativas para os sujeitos envolvidos. Noemi Huth

2 Comments:

  • Olá!
    Devemos ter clareza que informação não é conhecimento... trazendo um pouco de Morin, o que "vale" mais: uma cabeça bem cheia, ou uma cabeça bem feita???
    Mais algumas questões para reflexão...
    Como tornar as situações siginificativas para os sujeitos? Como fazer com que eles se sintam envolvidos?

    Bom trabalho!

    By Blogger Aline_Kunst, at 4:32 PM  

  • Esse é o resumo?

    By Blogger Unknown, at 1:48 PM  

Post a Comment

<< Home