A Internet como Objeto de Formação dos Sujeitos Aprendizes.
Estudo do texto:
A Internet como objeto de Formação dos Sujeitos Aprendizes.
Cynthia Rúbia Braga Goutijo
O autor define a Internet “como um sistema mundial de rede de computadores interligados que falam o mesmo protocolo para se comunicarem e interagirem para trocar dados.” Considera a Internet como um recurso importante nos processos pedagógicos fundamentados na interatividade entre a informação e seu usuário . Fundamenta-se em Lévy que chama a interação de “ecologia cognitiva e suas dimensões coletivas “. Defende a idéia que os sujeitos individuais não se contentam em reproduzir ou transmitir idéias institucionais. Mas, que ele as deformam, reinterpretam de acordo com seus interesses, significados e projetos pessoais.
Coloca as tecnologias como instrumentos poderosos para agirem na transformação do conhecimento na dimensão da formação permanente, onde o sujeito é levado a aprender a aprender continuamente, de forma a lidar positivamente coma acelerada transformação da base tecnológica,
O texto aborda ainda, as qualidades e pertinências da Internet no processo pedagógico, entre as quais destaca as de maior relevância:
1- “Promover a integração da tecnologia digital com o processo de aprendizagem;
2- Capacitar os professores na utilização da tecnologia digital para atuarem como facilitadores na interação tecnologia/aprendizagem;
3- Propiciar atividades cooperativas de aprendizagem e descoberta;
4- Auxiliar atividades de pesquisa através da Internet;
5- Criar comunidades multiculturais de prática e de interesses especiais.”
Deixa claro que as mudanças possíveis a partir das tecnologias perpassam pela idéia central de uma nova postura e atitude diante do conhecimento. Em síntese, defende a idéia de que o ponto de partida e de chegada do processo de transformação está centrada no diálogo e na ação. Noemi Huth
A Internet como objeto de Formação dos Sujeitos Aprendizes.
Cynthia Rúbia Braga Goutijo
O autor define a Internet “como um sistema mundial de rede de computadores interligados que falam o mesmo protocolo para se comunicarem e interagirem para trocar dados.” Considera a Internet como um recurso importante nos processos pedagógicos fundamentados na interatividade entre a informação e seu usuário . Fundamenta-se em Lévy que chama a interação de “ecologia cognitiva e suas dimensões coletivas “. Defende a idéia que os sujeitos individuais não se contentam em reproduzir ou transmitir idéias institucionais. Mas, que ele as deformam, reinterpretam de acordo com seus interesses, significados e projetos pessoais.
Coloca as tecnologias como instrumentos poderosos para agirem na transformação do conhecimento na dimensão da formação permanente, onde o sujeito é levado a aprender a aprender continuamente, de forma a lidar positivamente coma acelerada transformação da base tecnológica,
O texto aborda ainda, as qualidades e pertinências da Internet no processo pedagógico, entre as quais destaca as de maior relevância:
1- “Promover a integração da tecnologia digital com o processo de aprendizagem;
2- Capacitar os professores na utilização da tecnologia digital para atuarem como facilitadores na interação tecnologia/aprendizagem;
3- Propiciar atividades cooperativas de aprendizagem e descoberta;
4- Auxiliar atividades de pesquisa através da Internet;
5- Criar comunidades multiculturais de prática e de interesses especiais.”
Deixa claro que as mudanças possíveis a partir das tecnologias perpassam pela idéia central de uma nova postura e atitude diante do conhecimento. Em síntese, defende a idéia de que o ponto de partida e de chegada do processo de transformação está centrada no diálogo e na ação. Noemi Huth
1 Comments:
Olá!
Gostei das reflexões, "ecologia cognitiva e suas dimensões coletivas", a frase nos faz pensar...
Beijos
By Aline_Kunst, at 4:36 PM
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