Noemi

Wednesday, September 13, 2006

Síntese: PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Em 02/09/2006, procurei realizar uma sintese dos meus estudos a cerca do trabalho com projetos, com a intenção de organizar e sistematizar um pouco minhas leituras.

Trabalhar com Projetos de Aprendizagem
Trabalhar com Projetos de Aprendizagem implica em termos clareza do que é projeto: Entendo que trabalhar com a metodologia de projetos é percebe - los como fontes de criação, que passam por processos de pesquisa, aprofundamento, análise, depuração e criação de novas hipóteses, colocando em prova a todo o momento as diferentes potencialidades dos elementos do grupo, assim como as limitações. É projetar, é prever, é criar, é ter flexibilidade, é ter espaço para a re-elaboração do pensamento a partir do erro. Para (Gardner, Howard- 1994) “Um projeto fornece uma oportunidade para os estudantes disporem de conceitos e habilidades previamente dominadas a serviço de uma nova meta ou empreendimento”

o que é aprendizagem por projeto:
A metodologia de projetos de aprendizagem é baseada no interesse do aluno instigado por dúvidas, certezas provisórias. Destaca a importância da significação para o aluno, que parte de sua história de vida, de seus valores, interesses pessoais e passa a relacionar e desenvolver competências para formular e resolver problemas. Segundo Lea Fagundes “Quem consegue formular com clareza um problema a ser resolvido, começa a aprender e definir as direções de sua atividade”.
A amplitude no processo de construção dos projetos, faz com que os alunos busquem cada vez mais informações, materiais, detalhamentos, sejam autores de seu processo investigação e de aprendizagem. Os projetos podem facilitar a mediação dos conteúdos:Procedimentais/ Conceituais/ Atitudinais e estabelecer relações Interdisciplinares.

O papel da escola
Tentando interpretar e relacionar o cotidiano da escola com a proposta da pedagogia de projetos, entendo que o desafio da escola é não terminar com a curiosidade que o aluno trás consigo quando ingressa na mesma, mas sim, potencializar esta curiosidade, definir e construir graus de competências.
É preciso ter uma escola em que professores e alunos tenham autonomia, possam pensar, refletir sobre o seu próprio processo de construção de conhecimento e ter acesso a novas informações. Ser uma escola em que o conhecimento sistematizado, não seja tratado de forma dogmática e esvaziada de significado. Viabilizar canais de acesso ao saber e estabelecer um elo entre as disciplinas, que possam coordenar, nortear e impulsionar os procedimentos coletivos;
Para que realmente possamos desenvolver o processo de pesquisa e aprendizagem de forma que o aluno aprenda a ver, a pensar, a conviver e a fazer, a metodologia de projetos de aprendizagem precisa fazer parte do Projeto Político Pedagógico da escola, e sua estrutura administrativa e financeira ser concebida para dar o devido suporte a proposta pedagógica.


O Papel do Professor
Ao professor cabe a função de articular, de mediar o processo de aprendizagem e ao professor especialista ser o orientador das especificidades de sua área de saber, desta forma influir no processo de assimilação e construção do conhecimento. O profº ao exercer seu papel de motivador, de mediador, e propiciar as diferentes “situações- problema” juntamente com o educando, vai indicar caminhos, vai ser fonte de estímulos no desenrolar do desenvolvimento de suas competências. Quando se imagina projetos e desenvolvimento de múltiplas inteligências, a riqueza de estímulos é fator fundamental neste processo, bem como a arte de perguntar e também, requer professores interessados e quererem assumir essa prática.


A Pedagogia de Projetos e as TICs
A evolução tecnológica ao logo da história da humanidade esta embasada no conhecimento. As Tecnologias de Informação e Comunicação resultaram da fusão das tecnologias de informação antes referenciadas como informática, e as tecnologias de comunicação relativas às telecomunicações e mídia eletrônica.
A escola tem o desafio de orientar o aluno a saber o que fazer com a informação, de forma a internalizá-la como conhecimento e como fazer para que ele saiba aplicar este conhecimento de forma independente e responsável. Entendo, que um dos caminhos para enfrentar o desafio de inclusão das TICs na Educação é a pedagogia de projetos.
As Tecnologias de Informação e Comunicação ocupam um lugar fundamental no processo de articulação da prática, pois são um suporte de apoio importante frente as inúmeras ferramentas de comunicação disponível, entre outros aspectos fundamentais no processo de elaboração do conhecimento.Noemi Huth-RS

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